sábado, 30 de janeiro de 2010

Minha viagem ao Marrocos

Já sei, vocês devem estar se perguntando: "O que ela foi fazer no Marrocos?". Mas calma, vou explicar.
Isso aconteceu quando eu tinha uns 10/11 anos de idade. Eu lembro de estar na 4ª série na escola. Minha mãe namorava um Marroquino pelo ICQ. Eles falavam francês entre eles, que é a segunda lingua falada lá no Marrocos, sendo Árabe a primeira.
Antes mesmo da minha mãe conhecer esse cara pessoalmente, a ideia dela era morar no Marrocos. Sim, morar lá sem ao menos conhecer o cara. Iriamos eu, a minha irmã e ela. Simples assim. Óbvio que eu surtei. Disse: - Mãe, como eu vou pra escola? Vou repetir de ano. Eu não sei falar em árabe - Graças a Deus, aos 10 anos de idade eu pensava no meu futuro, e tinha todas essas preocupações, porque se dependesse da minha mãe, a gente iria mesmo e sem volta. Bom, resumindo, nós fomos para conhecer, não só o país, mas o cara também. Foi em julho, nas minhas férias. Seria minha primeira viagem de avião. Não estava com medo, estava empolgada. Seriam 12 horas de viagem até a Espanha e de lá pegariamos mais algumas horas de avião até o Marrocos. A hora do avião decolar foi a maior emoção. Me lembro como se fosse hoje a minha mãe me perguntando: - Tá com medo? - E eu disse: não. E o avião decola. Depois de tantas horas no avião, a "baudiação" pela Espanha, finalmente chegamos. Como o avião descia na capital do país, tivemos que pegar um ônibus até a cidade dele, Mekenes. Não me lembro muito bem dessa viagem, eu só pensava em chegar logo e deitar.
Ele morava com os pais, já bem velhos, porém com um ar de sábios. O pai falava bastante, tinha cara de saber sobre tudo. A mãe era queita, tipo mulheres que só falavam quando o marido autoriza, mas é claro que não era assim. O Marrocos, apesar de ser um país árabe, com custumes conservadores, como são os muçulmanos, é também um país mais liberal que os outros da mesma religião. O apartamento era pequeno, com poucos cômodos, mas era muito bem arrumado.
Uns outros parentes dele moravam num apartamento logo mais a frente. Esse já era um apartamento bem maior, tinha uma sala linda, com aqueles sofás enormes cheio de almofadas que aparecia na novela "O Clone", pra quem assistiu e uma banheira deliciosa no banheiro. Me lembro de ter assistido muitos desenhos nessa casa, com a dublagem em árabe, o que pra mim era um barato.
A comida era feita o mais próximo possível da comida brasileira. Me lembro muito bem de sempre ter arroz, carne moida, batata frita, e coca-cola. Sempre. No café da manhã era pão (Não era o francês que a gente come aqui, era um diferente, redondo, muito gostoso) com polenguinho e leite com chocolate.
Todos os dias a gente ia pra algum lugar diferente, conhecendo a cidade aos poucos. Descobri que lá só tinha um único Mc Donald's pra cada cidade. Aquilo me fazia rir muito. Eu perguntava: - Mas como vocês vivem com um único Mc Donalds? Num lota não?. Lá o Mc é muito caro. Por isso nem todo mundo vai e nem a toda hora, como nós aqui. Eu fui duas vezes. E em uma dessas vezes tava passando um clipe da Sandy&Junior (Nem longe do Brasil me livro dessas pragas).
Tiramos várias fotos por lá, que por sinal, eu não sei onde estão, bacana né?! (Y). Em um desses passeios nós fomos para a praia. Não pense que as mulheres usam turbante ou véu no mar. Pelo contrário, é igual aqui. Todas as mulheres de biquini, normal. Era engraçado que lá tem camelos por toda a parte pra tirar foto. Óbvio que eu fui. Deu muito medo da hora de subir, porque o bicho primeiro se inclina e depois sobe, eu quase cai. Na época que eu era uma criança me diverti mais do que ninguém.
E assim ficamos por lá durante um mês. Nesse tempinho aprendi algumas palavras em árabe e em francês. Lembro que nossa última noite por lá nós fomos andar um pouco. Tomamos coca-cola na rua e no dia seguinte, bora pra casa. Na viagem de volta, acabamos ficando presas na Espanha, então durmimos uma noite por lá. E de lá viemos direto para o Brasil. Adorei conhecer uma partezinha da África, foi uma experiência ótima e que eu nunca vou me esquecer.

3 comentários:

  1. Muito legal Samira. Eu conheci Marrocos, já te contei. Só fiquei lá umas horas, na cidade de Ceuta, bem na pontinha ao norte. Não curti muito porque eu tinha uns 9 anos. Fiz várias viagens de pequeno e sinto que não aproveitei ao máximo. Se eu fizesse as mesmas viagens hoje, seria mto diferente.

    Mas que legal neh, vc ainda aprendeu um pouco de francês e árabe..

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Samirããão!
    Muuuuuuuuito massa, adorei saber que vc já conheceu o Marrocos, deve ser bem bacanaaa!
    Beijooo, saudades.

    ResponderExcluir
  3. teacherdonny@hotmail.com

    ResponderExcluir