segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Os Livros

Sempre fui inimiga de livros. Sim, pode acreditar, eu os odiava. Isso vem desde os anos de colégio, quando os professores de português nos obrigavam a ler aqueles livros chatos. E esse ódio me marcou muito mais no colegial, onde os livros se tornam mais chatos. Eu não me lembro de ter lido nenhum inteiro no 1º e no 2º ano de colegial. No 3º eu li só um dos três que eram pedidos que foi A hora da estrela de Clarice Lispector, porque tinha pouco mais de 100 páginas, que eu pude ler em uma tarde. Quando chegava perto da prova eu simplismente lia os resumos na internet e entregava a Deus. E na maioria das vezes eu ia até muito bem. Acho que muitas pessoas já fizeram isso. Mas o odio era geral. Qualquer que fosse o livro, eu o odiava. Até que no final do ano passado, na viagem para Avaré, pra passar o natal, eu levei um livro comigo. Como minha avó é formada em direito e gosta muito de ler, livro era uma coisa que não faltava aqui em casa. O livro que eu peguei se chama "Uma Vida Interrompida", que inclusive está para lançar nos cinemas o filme. Esse livro eu tinha lido somente o começo, a muito tempo atrás, mas como na época eu estudava e odiava ler, desisti logo quando eu percebi que não teria paciência pra ler as mais de 300 páginas do livro. Como eu me hospedei num hotel fazenda em Avaré, cantos quietos e com um vento gostoso era o que não faltava. Peguei o livro e comecei a ler. E não parei mais. Devorei as páginas feito louca, e em menos de uma semana de viagem eu tinha lido o livro inteiro. O meu ódio se transformou em amor em pouco tempo. Quando voltei pra São Paulo de viagem peguei outro livro: A procura da felicidade". Sim, a mesma história do filme que o Wiil Smith fez. A história é a mesma, mas no livro é contada com muito mais detalhe e outras coisas são contadas. Agora que acabei esse hoje, vou ler outro que ganhei da minha tia esses dias. Se chama "Desculpa se te chamo de amor". Também é de um filme, só que Italiano. A história também é linda e eu não vejo a hora de começar. Fico feliz em ter tentado começar a ler e agora ver que eu amo livros. Mas claro, aqueles que eu escolho. Se me mandarem ler "A cidade e as Serras" de novo, - Um livro das aulas de português, chatééérrimo - Eu me mato. Aliás, uma das razões por esse Blog existir é por eu estar lendo. Se não, jamais teria paciência de ficar escrevendo aqui.

3 comentários:

  1. Cidade e as Serras, ninguém merece. Deveriam ter queimado todos os livros de Cidade e as Serras para NUNCA, nenhum professor de Português fosse obrigado a passar esse livro, porque até mesmo eles não suportam o livro. Lembra do Professor Fábio, Samira? Ele disse pra mim que é o livro mais chato que ele já leu.

    Legal isso que aconteceu com vc Samira, pq me trouxe esperanças de que eu ainda posso amar livros.

    Na verdade, eu não os odeio. É que eu tenho medo de começar a ler um, e bem no final do livro, eu não gostar desse final. Eu acharia um tempo precioso da minha vida que eu perdi huauhAuhA.

    O único livro que eu gostei mesmo, foi o "Olhai os Lírios do Campo". 1° Colegial. Todos acharam chato, mas eu achei ele bem interessante.
    Recomendo pra você Samira, se vc num chegou a ler.

    OBS.: Espero que a Prof. Priscila não leia este seu Post, né? hAUAuAHuauh

    ResponderExcluir
  2. camila furquim lustosa20 de janeiro de 2010 às 19:31

    Samira querida, os livros deveriam nos serem apresentados como fonte de PRAZER, e não de conhecimento ou informação, não é? Que bom que você descobriu isso.. bjs mila furquim

    ResponderExcluir
  3. Qualquer coisa pode ser chata se não o assunto não for do seu interesse. Amo DEMAIS DEMAIS ler... Mas não leio nenhum livro da escola.

    ResponderExcluir