terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Teatro Musical na minha vida

Desde pequena, cantar sempre fez parte do meu dia-a-dia. Mas até eu saber que poderia usar como uma profissão demorou um pouco.

Nas festas de final de ano, uma parte da minha família, sempre muito unida e agitada, alugavam karaokê como diversão. Parece até histórias Disney, com todos cantando e tal mas era realmente super divertido. Minha mãe cantava ás vezes comigo, e ela cantava muito bem, sempre muito afinada. Devo ter puxado dela. Eu ia crescendo, crescendo, e as pessoas viam algo na minha voz, e começavam a pedir pra eu cantar. PAUSA! Eu cantar naturalmente, simplismente por diversão, fácil. Agora me pede pra cantar pra ouvir minha voz que eu travo. Quer dizer, travava mais quando eu era criança, que minha timidez ia além de qualquer outra coisa. Aos poucos fui me acustumando com a ideia de que eu podia cantar e usar aquilo a meu favor.
Quando eu tava na 5ª série, pedi pra minha mãe pra entrar num grupo de teatro do meu colégio. Amei aquela experiência e coloquei na minha cabeça que faria Artes Cênicas de faculdade. Depois de um ano de teatro, mudei de colégio e nunca mais tive contato com o palco.
Continuava a cantar, mas sempre sem compromisso nenhum, nunca tinha feito uma aula de canto na vida. Até que uma sensação incrível estava pra acontecer. A primeira vez que fui ao teatro ver um musical. Essa época eu ja estava morando com meus avós, que são os principais culpados por eu ensurdecer meus vizinhos hoje em dia com a minha cantoria. Estava eu, sentada na poltrona, pra assistir "O Fantasma da Ópera". Tentem não rir, mas juro pra vocês, eu ficava toda hora observando a boca dos atores pra ver se eles conseguiam acompanhar o playback. SIM, eu pensava que era palyback. E como o microfone é pequeno e do tom da pele eu pensava: "Só pode ser playback, eu escuto tão alto daqui, não é ao vivo, cadê o microfone então?" Eu era uma pessoa total desinformada do que era um musical. Mas eu ficava pensando, como pode alguém andar pelo palco, correr e cantar ao mesmo tempo? Eu achava aquilo a coisa mais absurda do mundo. E por incrível que pareça, eu ficava tensa por eles lá no palco, correndo o risco de desafinarem uma nota por ter que estar em movimento quase sempre. Lógico que eu não pensava em toda a técnica e conhecimento que aquelas pessoas tinham pra estar lá. Depois desse dia, comecei a pesquisar loucamente sobre teatro musical, ver filmes musicais e por ai vai.
Como eu ja gostava de teatro, por ter aquela minha experiência quando criança, e eu gostava de cantar também, o que me impedia de fazer teatro musical? Pensar naquilo me despertou uma vontade gigaaaante de estudar canto. Fui atrás. Minha primeira professora dava aula no conservatório aqui perto de casa. Os melhores dias do meu mês era quando eu tinha aula de canto. Era um lugar que eu me sentia a vontade, que eu me sentia confortável. Por mais gostoso que era aquilo tudo, ainda assim me faltava algo. As aulas não eram direcionadas pra musicais, até mesmo porque a professora não tinha essa formação. Era uma coisa misturada. Eu trazia algumas musicas, ela outras, mas nada muito focado em algo. E o que eu realmente gostava não tava sendo trabalhado. Foi ai que eu parei pra pensar. "Preciso de um foco". Sai do conservatório, isso no meio de 2008 e continuei meus estudos só no colegial. Até que um dia, eu pesquisando sobre musicais novamente, encontro um nome super conhecido do ramo. Saulo Vasconcelos. Entrei no site dele, por pura curiosidade e vejo um link: Aulas de canto. E o melhor, perto da minha casa! Só faltava estar escrito, "Samira, me liga viu?!" Pô, claro que aquilo era um sinal, claro que era isso que eu procurava, claro que eu tinha que fazer aula com ele. Até que chegaram as minhas primeiras aulas e eu fui aprendendo a cantar correto e colocar a voz no lugar que deveria estar, porque até então, eu não cantava corretamente. Até que um dia, estou conversando com um amigo que fazia cursos de musicais, que eu não sabia que existia, e ele me diz sobre um teste pra fazer: "O Rei Leão". Agora pensa numa pessoa que nunca tinha feito um teste pra musical na vida. ESPERA! Vou deixar esse assunto pro meu próximo post.

Agora eu fico lembrando, do dia que eu tava sentada naquela cadeira do Teatro Abril, assistindo o Fantasma da Ópera, o primeiro musical que assisti na vida, e hoje faço aula de canto com o protagonista e fico pensando, realmente a vida é uma caixinha de surpresas. No momento me dedico no canto, tento aprender o máximo que posso. Cantar sempre fez parte da minha vida, fato. E acho que se esse dom foi dado a mim, quero usar da melhor maneira possível, sempre! Em teatro musical também se tem a dança, que eu ainda ralo muito pra tentar sair algo, mas é um esforço a mais que eu vou ter que fazer pra conseguir ser aquilo que eu quero. E se eu quero, eu vou atrás. Fazer teatro musical, e estudar pra isso, me fez pensar mais em seguir meu sonho, ir em busca daquilo que eu gosto. Uma das provas disso foi quando eu fiz meu primeiro musical "O Rei Leão". Ali eu estava me atirando a milhaaaares de problemas e dificuldades que eu teria que enfrentar durante o curso e ver o resultado final é um orgulho pra mim. Pensar nisso e saber que eu fui capaz. Não existe sensação melhor que essa. De realização. Por fim, deixo aqui meu eterno agradecimento a todos que sempre me incentivaram e deram a maior força desde quando eu era criança até os dias de hoje. MUITO OBRIGADA!

Um comentário:

  1. Isso que eu sempre percebi em você Samira: juntou duas coisas que você adora, teatro e canto ---> um musical! aHHUAhuAuh
    E isso é algo meio difícil de se encontrar porque tem gente que não sabe que dom tem ou o que gostaria de fazer e você tem DUAS coisas que vc ama!

    Beijo!

    ResponderExcluir