quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Colegial: A época do desespero escolar.

Posso dizer com todas as letras que a época do colegial foi cheia de desafios, e muito difíceis por sinal. Saindo do Ens. Fundamental II, a gente acha que a partir daí tudo ficará mais fácil. Pobre de nós inocentes, mal sabemos o que vem pela frente.
Nunca fui daquelas alunas que não fazem nada o dia inteiro. Sempre procurei me esforçar pra tirar a nota mínima, porque minha vontade era de me livrar daquilo, e não de aprender.
Meu 1ª ano de colegial, colégio novo, amigos novos e uma vida nova, de verdade. Esse ano, foi um ano de muitas descobertas, alegrias e divertimento. Confesso que, apesar de um ano difícil, eu não sofri tanto por nota. Passei de ano por conselho de classe em 3 matérias, com a menor nota devendo 0,5 ponto. Aliás, meus 3 anos de colegial inteiros eu sempre estava devendo nota. O que mais me irritava, e irrita até hoje - Porque eu ainda vou ter que estudar pra passar no vestibular - é que a gente tem que aprender coisas inúteis. MUITA coisa inútil. Inútil e difícil. Toda vez que eu estudava em casa eu explodia de raiva. "Porque eu tenho que aprender isso? Porque eu não posso simplismente preencher esse espaço com coisas que eu gosto? Fazendo o que eu gosto e sei fazer?". Assim que entrei no Mackenzie, minha primeira aula, que foi de Biologia (Sim, eu lembro), a professora falou uma palavra que eu teria que ouvir e ouço até os dias de hoje: VESTIBULAR. Eu nunca fui encanada com o vestibular como algumas pessoas do colégio, que se não pasasse de primeira o pai matava. Acho que pela cobrança aqui em casa ser menor, eu não me preocupei muito durante os três anos. Eu só pensava: "Quero que acabe logo, quero que acabe logo". Tá, tudo mundo pensa nisso, mas pra mim era pior. Eu observava aquelas pessoas "Nerds", que sempre tiravam notas boas, e eu sempre quis entender, porque não eu? Porque eu não sou nerd? Porque eu demoro pra entender? Eu sempre tentava ouvir quando o professor dizia "Se dediquem, estudem, vocês são capazes". Que merdaaaa, porque eu tenho que me matar 24 hras por dia pra tentar entender, quando um Nerd consegue entender em 1 min.? A revolta sempre foi grande. Chega finalmente o 2º ano de colegial. Nossa, esse ano eu falei mais que a minha boca. Acho que foi o ano que eu mais me diverti. Foi até que merecido a minha recuperação final de português. Minha primeira recuperação da vida. Eu queria MORREEEER de tanto odio. No mesmo dia da distribuição de notas eu iria viajar pra Nova York. Meu desespero foi enorme. E eu só soube realmente se tinha passado, lá nos EUA, pelo site do Mack. Muitas amizades foram feitas também. Algumas até da faculdade (Guiiiii \o/). Superei muitas coisas também, em questão de nota. (Chega na última etapa a gente corre atrás do prejuízo né). Aliás, outra coisa que me irritava. No Mackenzie, é dividido por 3 Etapas. E com uma única recuperação em dezembro. Que ódio que eu tinha disso. Porque não fazer uma recuperação depois de cada etapa. Eles esperam a gente acumular nota baixa nos três semestres, pra depois recuperar. Fala sério né. Chega o tão esperado 3º ano. É claro que eu pensei que ia ficar mais fácil. Sofri tanto nos últimos dois anos, o terceiro tinha que dar uma aliviada. HÁÁÁ "Sonho meeu, sonho meeu". A coisa ia piorar. E piorou. Nesse ano, tiraram a nota de participação. Sabe aquele 0,5 ponto no final que os professores davam pra gente por fazer a tarefa? Pois é, era o fim. Muitas pessoas, (eu), dependiam daquele 0,5 pra passar de ano. E foi ai que os pesadelos chegaram com tudo. Na 3ª etapa, eu passei madrugas estudando, juro. E ainda bem que não foi em vão. Matemática 8,5, Química 7,5, História 8,0 e por ai vai. Essas boas notas foi o que me salvou no conselho final, que me passaram direto, sem recuperação. Na verdade, eu já estava contando com meus dias de dezembro no Mackenzie. Mas não, dia 9, oficialmente eu estava de férias. Foi o dia mais feliz da minha vida. Juro. Eu sei que pessoas como eu tem que ralar mais, não tem outro jeito, mas mesmo assim pra mim é sufocante. Eu me lembro de várias vezes, de estar com o livro aberto sobre a mesa, e ao invéz de estar estudando, eu estava cantando. Eu sei também que, não é por que eu canto, que eu não vou ter que estudar. Pelo contrário, vou ter que ralar e muito, mas eu vou estar estudando com muito prazer, aprendendo coisas que eu vou levar pra minha vida inteira. Quem disse que eu vou estar no palco, cantando uma nota agudíssima e pensando no cosseno do ângulo da abertura da minha boca na hora?! Num rola né, me desculpe quem gosta de matématica. Mas como diz meu avô: "É pra corno". Por fim, estou eu aqui de férias, fazendo um curso de música pop. Curtindo e aprendendo muito. Ainda não sei o que vai ser de mim esse ano. Ainda continuo não sabendo o que fazer de faculdade, porque eu não sei fazer nada a não ser cantar. Então, entrego meu destino ao vento. E que ele leve pro melhor lugar possivel.

7 comentários:

  1. Ri bastante lendo esse post Sá!!!
    Talvez por ter visto vc passar por alguns desses momentos...e até mesmo fui citado!! hahaahhaha \o/ Ficou muito bom.....vc tá provando q vc num sabe "só" cantar...mas leva jeito pra escrever tambem!
    Continua escrevendo ...entro aqui todo o santo dia pra ver oq tem de novo! =D
    Beeeijos! ^^

    ResponderExcluir
  2. Hun... Eu penso diferente. Nas aulas eu não pisco, afinal eu estou na escola e o máximo que posso fazer pra me distrair é conversar e depois eu estudo bem pouco em casa e uso o tempo livre pra sair, já que não estou presa na sala de aula... Sei lá, funciona comigo.

    ResponderExcluir
  3. Huahauahaua.. rilitros. Muito bom, amiga! Você desabafou totalmente e falou tudo, TUDO o que pensa! Ameeeeeeeei demais!

    Jess.

    ResponderExcluir
  4. Oi Sam, adorei seu post!
    O que posso te dizer pra te consolar é que essa fase do vestibular passa rápido, que nem a do colegial passou também... E se eu fosse vc, procurava prestar vestibular com alguma coisa relacionada ao canto, como música (se seus pais te apoiarem a carreira artística) ou fonoaudiologia (se eles NAO apoiarem, heheh) Vc tem muito futuro nessa área viu?
    Beijos no coraçao
    Eli
    (a sumida do curso!) rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. uhahAhua, mto bom Samira.

    Como a JOYCE falou, vc desabafou! É o que muitos sentem. Te conheci no 2° ano e realmente.. vc falava mto! hUAuhAuha Aline e vc não paravam!

    Seu avô fala que é coisa de corno mesmo? uhAhuAuahuahua gostei.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Queridissima Nipote Mia!!!
    Vc., realmente é demais! Adoro ler o que vc. conta. Vc. se saiu à Tia avó. Eu fui igualzinha na escola. Somente na Faculdade de Direito, fui beníssimo, pois ja era velhusca e ja tinha feito outras duas faculdades, inclusive a de Belas Artes.Direito era o que eu queria e enquanto Advogada, fui sempre apaixonada pela profissão. Por que não fazer Dreito? Temos isso no sangue. Pense um pouco. Te amo. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Sóo umaa perguntaa '-' oqe você's achão estuda o ano todo pra conseguir 60 pontos ou fazer recuperação que é coisa de 1 semana e valendo 100 ? ' essa ée minha pergunta .

    ResponderExcluir