sexta-feira, 30 de abril de 2010

Pai e Mãe ao mesmo tempo


Dia das mães chegando e esse já é o 4º que eu passo sem a minha mãe. Não há nada pra fazer nesse dia, a não ser dar os parabéns a minha avó, que hoje cuida de mim como se fosse filha, o que na verdade sempre aconteceu, até mesmo quando minha mãe era viva. Mas eu agradeço a Deus que pelo menos passei 14 dias das mães com a minha. Tem gente no mundo que nunca pode viver esse dia com a sua mãe. Do mesmo jeito que eu nunca vivi com meu pai no dia dos pais. Esse sentimento entre pais e filhos, deve ser aproveitado a cada instante. Por mais que a gente brigue, fique de cara feia e exploda de raiva quando eles nos dizem "Não", tudo o que eles fazem por nós é pro bem, é porque se importam e nós temos essa dívida com eles o resto da vida. Hoje, no ônibus, senti esse carinho mais que tudo nessa vida. Estava sentada, super distraída, quando num ponto um pai entra com a filha no carrinho, pela porta de sair do ônibus. Era muito pequeno o espaço, não cabia um carrinho ali. Mas parecia que ele não tinha escolha, a não ser tentar. Um soldado que estava na porta ajudou o homem a colocar a filha lá dentro. O pai estava com uma mochila rosa da filha, com a imagem de um gatinho. Ele tinha olhos azuis, bem claros. Um olhar cansado, e preocupado com a filha. Aparentava ter uns 38/40 anos de idade. A saída dos passageiros era preocupante. Com o ônibus relativamente lotado, era difícil com aquele carrinho na frente todos conseguirem sair. O pai sabia o quanto aquilo estava desconfortante pra ele e pros passageiros, e fazia de tudo pra facilitar a saída de todos. Em um dos pontos, uma mulher, que precisava passar ao lado do carrinho pra sair, não teve tempo de chegar a porta rápido. O motorista já ia fechando a porta quando ela grita: "Vai descer motorista. Pô, fica esse carrinho aqui impedindo a passagem dos outros". Imediatamente olhei para os olhos do pai, que só olhava pra filha, protegendo-a ao máximo. Eu não sei porque, mas acho tão mais emocionante um pai cuidando de um filho, ainda mais se é uma menina. Não sei se é porque eu nunca tive meu pai pra fazer isso por mim, mas eu acho a coisa mais linda desse mundo. Logo depois dessa moça descer, o pai conseguiu um lugar e se sentou, segurando com firmeza o carrinho. A filha dele era a coisa mais linda. Super quieta, não chorou em nenhum momento, pelo contrário, sorria o tempo todo. Parece bobo eu falar desse amor de pai e filho. Vocês devem estar pensando, óbvio, todos os pais amam seus filhos e os proteje. Todos não. Num mundo de hoje onde pai atira a filha da janela, ou uma mãe troca a filha por 3 latinhas de cerveja, ver esse pai no ônibus com a filha, passando por toda a dificuldade de não ter outro meio de transporte pra andar com ela e tendo que ouvir uma passageira reclamar alto por ele não ter escolha, e mesmo assim o pai ali, cuidando da menina, protejendo o rostinho dela do sol forte que estava batendo, pra mim foi lindo. Na hora dele sair no ônibus, no mesmo ponto que eu inclusive, reparei que ele não tinha aliança de casado. Fiquei imaginando milhares de razões pra isso. Será que aquela menina perdeu a mãe? Ou o pai era apenas separado? Ela era tão pequena, como podiam ter se separado tão cedo? Não sei, nunca vou saber. Talvez nunca mais eu veja aquele pai na vida. E ele nem imagina que tenha escrito sobre ele aqui. Mas uma coisa que eu sei e vou lembrar pra sempre é que ele a ama mais que tudo nessa vida.

2 comentários:

  1. que post liiiiiiiiiiindo Sami. Juro que fiquei emocionada, e isso que voce falou é tudo verdade. a gente pode muitas vezes não enchergar, mais ter um pai e uma mae que nos ama é lindo, e voce deve agradecer por ter avós tão queridos, que ti tratam e ti consideram como uma filha !
    Te aamo!
    beijos, Alice.

    ResponderExcluir
  2. Seu post me fez me lembrar de uma história que aconteceu comigo. Tava num acampamento com minha irmã, era de 1 semana, meus pais vieram me visitar, ai quando meu pai chegou minha irmã correu pros braços dele e ele a levantou. Uma amiga minha que tava do meu lado, viu tudo isso. Depois de um tempo eu fui falar com ela e ela me disse que eu tinha muita sorte, quando fui perguntar ela disse que nunca tinha conhecido o pai e a mãe dela. Me veio um nó na garganta, eu não sabia o que falar. Foi um dos momentos mais "travados" que eu tive na vida.

    Samira eu fico surpreso com alguns detalhes da vida que você repara. Lógico que este que você postou agora não é tão raro, muita gente fala sobre isso, mas por exemplo o da atendente que tá de cara feia e vc procura não ser atendida por ela, é um exemplo que eu sempre me lembro de vc quando vou ser atendido uhaHUAauhaUha.

    Continua postando que eu sempre procuro ler ;]

    ResponderExcluir